Benefícios de usar um sistema de gestão de frota


22 de janeiro de 2018

Embora 2017 carregou expectativas de melhora econômica, empresas, indústrias e transportadoras estão se garantindo para não serem pegas de surpresa novamente. Algumas ainda evitam novos investimentos ou contratações. Outras, no entanto, acreditam que ousar é a melhor maneira de driblar a dificuldade.

É na última opção que se encaixa a implantação do sistema de gestão de frota, muito procurado para oferecer, em curto prazo, economia com combustível, manutenção, pneus, peças, pedágios, entre outros. O investimento, basicamente, retorna no primeiro ano de utilização.

1 - Manutenção na hora certa

O sistema de controle de frota desenvolve o plano de manutenção preventiva, corretiva e preditiva, permitindo que os equipamento rodem em ótimo funcionamento e não apresentem problemas inesperados, ocasionando gastos de dinheiro e tempo. É possível ainda obter um histórico de despesas com o veículo, previsão de paradas e manutenções, analisar desempenho da oficina ou mecânico, prever custos de investimento, entre outros.

2 - Gerenciamento de itens mecânicos

Com o controle da manutenção, controla-se também todos os itens mecânicos dos equipamentos, como correia dentada, amortecedor, lona de freio e etc, determinar a performance (h, km ou dia) de cada componente e suas garantias.

3 - Maior agilidade na tomada de decisão

Com as facilidades que o sistema oferece, por meio de relatórios, o gestor da frota pode atuar de forma estratégica e imediata, sem deixar para trás nenhuma informação importante.

4 - Automatização de processos

A automatização de processos diminui as ações humanas e desta forma elimina possíveis falhas ou até mesmo ações mal intencionadas.

5 - Mudança na cultural organizacional

Pode-se utilizar os relatórios para mudar a cultura dentro da empresa, avaliando e premiando os melhores motoristas (motivando-os cada vez mais), promovendo planos de conscientização em cima de falhas comuns apresentadas pela equipe, entre outros.

6 - Maior segurança das informações

O software possibilita criar usuários com diferentes tipos de permissões, além de poder fiscalizar quem alterou e em qual momento ocorreu as alterações. Diferente das planilhas, o software não pode ser excluído e pode ser integrado com demais sistemas.

 

A Movibras possui uma forte ferramenta de gestão da frota. Se trata de um gestor próprio chamado SISFROTA.

Nosso sistema é atualizado diariamente, com informações completas de todos os equipamentos em operação, com isso se tornando possível o gerenciamento de todas as revisões e manutenções, boletins de ocorrências, garantindo o controle da vida útil dos equipamentos e periféricos.

Aplicamos em nossos processos a metodologia internacional TPM - Manutenção Produtiva Total, onde realizamos todo o acompanhamento das manutenções preventivas, preditivas, corretivas e agendamento de revisões dos equipamentos.

O controle de toda a frota proporciona otimização dos recursos nas ações de manutenção e, desta forma, reduz significativamente o custo operacional provendo o aumento da disponibilidade dos equipamentos na operação.

A execução de um plano de gerenciamento eficaz promove a eficiência na operação com redução de custo para ambas as empresas.

Voltar