Empilhadeiras contrabalançadas elétricas


24 de setembro de 2020

Se a sua empresa precisa de uma máquina que possa carregar grande quantidade de peso de um lado para o outro, o ideal é buscar uma Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica.

A Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica é um veículo criado para aguentar grande contrapeso, levando a carga à frente de seu ponto de apoio. 

Saiba quais as características de uma Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica

O funcionamento desta máquina se baseia no princípio da alavanca de primeiro grau, na qual um peso principal, o potente, com alta potência é capaz de elevar outro peso resistente, que neste caso seria a carga.

Assim, ele faz um apoio de ambos os lados, atuando como pivô de rotação junto a carga que precisa ser carregada.

Mas, o que inclui esse peso potente? Na Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica, ela é composta de duas formas.

Primeiramente, o chassi da máquina faz essa função de peso potente, cujo interior se encontra o motor, a transmissão, a bomba hidráulica e os demais dispositivos de controle da máquina. 

Já o contrapeso é composto pela parte traseira e os eixos, onde o dianteiro é o motriz e o traseiro é o diretriz, para manobrar melhor a máquina.

Também, o mastro, a estrutura porta-garfos e os garfos, embora façam parte da empilhadeira, são incluídos no peso resistente, pois se encontram instalados na parte da frente do centro do eixo dianteiro, que é o que atua como ponto de apoio ou fulcro. 

Qual a importância de conhecer uma Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica?

Por que é tão importante entender o papel desempenhado por cada elemento que faz a composição da Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica?

Com as dimensões da máquina, seu peso, o contrapeso e os demais elementos, é possível definir a carga final que a empilhadeira poderá manusear e elevar com segurança.

Além disso, com esse tipo de máquina, a distância a partir do mastro até o centro de gravidade da carga também influenciará em sua capacidade nominal.

Onde as Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica são usadas?

As Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica são usadas para espaço e empresas que exigem rapidez na movimentação de produtos e cargas.

Com ela o operador consegue trabalhar tanto dentro quanto fora do armazém, embora sejam especialmente aconselháveis para as operações nos exteriores, por sua construção e design. 

Esse tipo de máquina também é adequado para a carga de caminhões, pois em sua parte dianteira sobressaem apenas os garfos.

Tipos de Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica

Sobre os tipos de Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica presentes no mercado, elas podem ser encontradas nas seguintes composições:

  • Máquinas elétricas impulsionadas por baterias;
  • Máquinas térmicas que funcionam com gás ou óleo diesel.

Também podem apresentar diferenças nos tipos de mastro, construídos em função da altura de elevação e que podem ser: 

  • Duplos: dois corpos telescópicos que se estendem desde o início da elevação; 
  • Duplos com elevação totalmente livre: o mastro telescópico não se estende antes do garfo ter subido completamente; 
  • Triplos: três corpos telescópicos.

Já sobre os garfos utilizados, esse também pode ser um fator diferenciado, pois há máquinas que têm garfos laterais e oscilantes para favorecer as manobras ao apanhar ou deixar os paletes.

Por isso, antes da compra de uma Empilhadeira Contrabalanceada Elétrica, analise qual melhor se encaixa a necessidade da sua empresa e a demanda diária de transporte de carga.
 

Voltar